Novo aplicativo facilita encontrar estilistas que conhecem cabelo negro

Novo app facilita encontrar estilistas que conhecem cabelo negro

Encontrar um barbeiro que pudesse cortar o cabelo às vezes era uma provação para Jeff Fasegha quando ele viajava pelo Canadá quando adolescente algo que ele espera tornar uma coisa do passado com um novo aplicativo que busca ajudar os clientes a se conectarem com barbeiros e cabeleireiros que oferecem serviços para cabelos pretos.

Fasegha é o fundador do Fyyne, um novo aplicativo que promete ser “o aplicativo completo para serviços de beleza”, permitindo que as empresas de beleza promovam para aqueles em sua área e os clientes encontrem serviços perto deles.

“Fyyne é um mercado social para serviços de beleza”, disse Fasegha ao CTVNews.ca em entrevista por telefone. “Então pense em pessoas que trançam cabelo, pessoas que cortam cabelo, barbeiros, pessoas que instalam perucas – nós construímos as ferramentas para que eles administrem seus negócios com mais eficiência e os conectamos a um grupo de clientes.

“Ser capaz de encontrar pessoas que podem fazer o seu cabelo é importante.”

Com o aplicativo, Fasegha espera resolver um problema que ele conhece desde a adolescência.

No Canadá, nem sempre é fácil encontrar estilistas treinados em penteados pretos, principalmente em áreas mais rurais.

“Cresci em Calgary e joguei hóquei júnior e morei em várias cidades pequenas na América do Norte”, disse ele, acrescentando que chegou a morar no Alasca semi-rural em um ponto. “E em todos os lugares que fui, não consegui encontrar um barbeiro que pudesse cortar meu cabelo.

“Se houvesse algo como Fyyne naquela época, em todas as cidades eu poderia verificar o trabalho das pessoas e ver se há alguém que faz meu cabelo lá.”

Ele disse que mesmo quando foi para Toronto para a escola, ainda não sabia por onde começar para encontrar um bom estilista, apesar de haver mais negócios e opções disponíveis.

“Eu não tinha certeza por onde começar”, disse ele. “E então eu estava literalmente parando as pessoas na rua perguntando onde elas cortaram o cabelo. Então comecei a perguntar e outras pessoas tiveram problemas semelhantes, especialmente para meninas ou pessoas que querem seus cabelos trançados, as pessoas passavam horas no Instagram ou no mercado do Facebook, seja o que for, pesquisando hashtags, tentando encontrar alguém que possa fazer o estilo que eles querem e, em seguida, tentam avaliar sua capacidade antes de encontrar alguém, indo e voltando no tempo, preço, localização e, finalmente, na reserva.

“E foi aí que surgiu a faísca inicial, apenas pensando em ‘como podemos tornar esse processo melhor, desde a descoberta até o pagamento?'”

Há dois lados no aplicativo, ele disse: um lado comercial e um lado do cliente.

“Se você é um cliente que procura serviços de cabelo, nós continuamos e você pode ver as pessoas postando fotos dos serviços que fazem. Você pode olhar e você pode pagar de lá. Você também pode procurar artistas perto de você”, disse ele.

Os clientes também podem pesquisar por um estilo específico que estão procurando, o que pode ajudar a agilizar o processo para clientes que procuram um estilo mais complicado que pode não ser oferecido por todas as empresas.

“Do lado do artista, construímos ferramentas de agendamento”, disse Fasegha. “Esta é, eu acho, nossa versão de motorista do Uber, onde construímos as ferramentas para que eles possam definir sua disponibilidade, postar o tipo de serviço que eles oferecem e depois receber o pagamento, é claro.”

Empresas e pessoas que prestam serviços de beleza podem se inscrever para serem listadas no aplicativo, e Fasegha acrescentou que também estão “convidando diretamente as pessoas para a plataforma atualmente” e recebem recomendações da comunidade para fornecedores de beleza que gostariam de ver listados.

Qualquer provedor de beleza pode se inscrever e listar seus serviços, disse ele, mas eles querem se concentrar em impulsionar os cabeleireiros negros e aqueles que são treinados em cabelos negros para enfrentar as barreiras que ainda existem no Canadá ao procurar esses serviços.

“O cabelo é fundamental para a identidade e é muito profundo, especialmente na comunidade negra”, disse ele. “E isso é algo em que acho que acabamos de nos acostumar, acho, a alguns dos desafios de agendar, agendar ou encontrar pessoas.”

Uma parte crucial dessa jornada foi a ajuda que Fasegha recebeu ao longo do caminho, disse ele, começando com os apoios ao empreendedorismo disponíveis na Universidade de Toronto, onde o aplicativo nasceu.

A universidade ajudou a fornecer apoio e financiamento à Fasegha por meio de competições de pitch, e ele ajudou na criação da Black Founders Network (BFN), que busca impulsionar mais startups lideradas por negros.

“Na criação do BFN, ele foi um dos primeiros que consultamos e continuou a informar o design do programa através de suas experiências vividas”, disse Efosa Obano, gerente de programa da Black Founders Network, ao CTVNews.ca em um e-mail.

Obano disse que, a partir de 2020, apenas 2% do financiamento de risco foi para empresas lideradas por negros na América do Norte, algo que eles estão tentando mudar.

“Há uma enorme necessidade de apoio aos empreendedores negros canadenses. Por exemplo, uma pesquisa recente descobriu que 76% dos empreendedores negros canadenses dizem que sua raça dificulta o sucesso”, disse ele.

Obano destacou que a representação é importante para que os outros saibam que a chance de sucesso está lá fora.

“Isso ajudará muito os jovens negros a sonharem mais do que costumam fazer, quando virem nossas histórias de sucesso. Há também algo a ser dito sobre o impacto que nosso trabalho pode ter. Estamos vendo isso com pessoas como Jeff, e como ele está elevando a comunidade negra através dos serviços de Fyyne depois de ser apoiado por nós. A noção de puxar os outros enquanto você sobe é como você realmente prospera como uma comunidade.”

O aplicativo está ativo não apenas no Canadá, mas também nos EUA e no Reino Unido.

Embora tenham sido lançados oficialmente apenas em meados de fevereiro, eles estão vendo “uma resposta realmente positiva”, disse Fasegha, tanto em termos de mais empresas assinando quanto em empresas e clientes expressando gratidão por ter uma nova maneira de se conectar.

“É ótimo ver as pessoas começarem a usar isso. E é realmente apenas o começo”, disse ele. “Acho que há muito mais por vir que estamos empolgados em compartilhar.”

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