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O TikTok está cheio de looks de maquiagem. Mas quem os possui?
Primeiramente quanto mais estranho, melhor no TikTok é uma das razões pelas quais as pessoas desenhavam olheiras sob os olhos, chamando bolsas “uma tendência fofa”, no início deste ano mas na maior parte, todos os looks de maquiagem são refeitos de algo que foi feito por décadas.
Ao contrário de danças ou vídeos de comédia, há tantas maneiras de fazer maquiagem, claro, as pessoas podem ser criativas. É mais difícil ser verdadeiramente original.
Alessandro Cardoso
Maquiador de Miami de 22 anos com mais de 840.000 seguidores no TikTok, tem “muitos sentimentos” sobre as pessoas que copiam seu trabalho no aplicativo sem crédito. Alguém poderia imaginar que esses sentimentos não são exatamente positivos. Mas esse não é realmente o caso.
“É um aplicativo imitador”, disse Cardoso, descartando a ideia de que ele precisa ser creditado por todas as tendências.
“Não seria divertido seria quase como dever de casa encontrar alguém que fez a maior tendência, já que todo mundo está fazendo isso.
É impossível estar sempre creditando alguém, para garantir que todos recebam suas flores, quando as pessoas estão se tornando virais a cada segundo e é totalmente aleatório.”
exceções, observou Cardoso. Como Taylor Lorenz escreveu em seu perfil de Harmon para The New York Times
no ano passado, Harmon assistiu como sua dança se tornou insanamente viral, e foi ridicularizada quando ela pedia um crédito nos comentários dos vídeos.
A história de Harmon foi indicativa de quantos criadores do Black TikTok se sentem: negligenciados e desvalorizados, o que levou muitos a deixar o aplicativo para outras plataformas ou participe de uma greve do TikTok no verão passado.
Cardoso acredita que o mundo da beleza é um pouco diferente. Quando se trata de creditar vídeos de maquiagem, “é uma coisa caso a caso.”
Desafios de maquiagem no tiktok
“Se um grande influenciador está se inspirando em alguém, e isso outra pessoa poderia se beneficiar disso, então sim, eles deveriam creditá-lo”, disse ele. “Se houver várias pessoas pulando em uma tendência e tornando-a sua – por exemplo, está em alta agora na comunidade de beleza fazer uma maquiagem para o seu signo do zodíaco – bem, todo mundo está fazendo isso. É sobre a arte, e eu quero ver o que as pessoas inventam.”
“Se eu ver outro criador postar algo que eu faço, a mesma ideia, redigida de forma diferente, com sua própria opinião Bem, eu não mereço ser creditado por isso. É tão meticuloso.”
“Eu vejo conteúdo o tempo todo que é muito familiar para mim, mas isso é porque a maquiagem é um tópico tão amplo” disse Cardoso.
“Se eu vejo outro criador postar algo que eu faço, a mesma ideia, redigida de forma diferente, com sua própria opinião bem, eu não mereço ser creditado por isso. É tão meticuloso.”
Seja ou não um look de maquiagem algo que não dura para sempre, e é lavado no final do dia pode ser “roubado” tem sido objeto de debate desde que os maquiadores se tornaram seu próprio gênero de celebridades online. A lei ainda não os alcançou.
Um caso de 2000 no Tribunal Distrital dos Estados Unidos de Nova York descobriu que a arte de maquiagem original para o show da Broadway Cats
Mas sob a Lei de Direitos dos Artistas Visuais (VARA), que foi aprovada em 1990, uma peça protegida por direitos autorais deve ter “originalidade suficiente”. Portanto, um visual de maquiagem amplamente usado, mesmo que ainda não tenha aparecido no TikTok, não se enquadra nessa categoria. Creditar um maquiador por seu trabalho online é educado, mas na maioria dos casos.
Não é uma necessidade legal da mesma forma que creditar um fotógrafo seria.
(TikTok dança, deve-se notar, pode ser registrada sob a Lei de Direitos Autorais revisada de 1976 – desde que sejam rotinas completas, não apenas passos individuais. Keara Wilson, que criou os movimentos para a dança viral “Savage”, anunciou que irá deter os direitos autorais de seu trabalho. No ano passado, a coreógrafa de “Single Ladies” JaQuel Knight garantiu os direitos autorais dessa dança, tornando-o o primeiro dançarino comercial trabalhando na música pop a fazê-lo.)
A nebulosidade legal significa que, na maioria das vezes, os imitadores não enfrentarão ações legais – mas terão que lidar com a ira da internet. Representantes da empresa logo se desculpariam e instalariam “camadas adicionais de revisão” para novos designs.
O maquiador belga Peter Philips, que atua como diretor criativo da Christian Dior Makeup, aplicou minúsculos strass de cristal nas pálpebras das modelos para o desfile da primavera de 2018 da Dries Van Noten. O visual ficou muito popular, com nomes como Valentino, Rodarte e Jeremy Scott refazendo-o em suas passarelas.
Philips disse Fashionista
“Respeito as habilidades das pessoas fazer minha maquiagem, mas por outro lado, sinto que você está perdendo alguma coisa porque fazer o nosso trabalho não é apenas repetir e o que foi feito. Isso pode ser um ponto de partida para ir mais longe – é só a diversão.”
Até Rihanna foi pega no fogo cruzado de uma maquiagem “roubada” debate, quando a polêmica página do Instagram @DietPrada acusou sua maquiadora Priscilla Ono de “replicar” um olhar de língua deslumbrada que apareceu semelhante a um do artista Yadim para ID em 2014 A resposta, segundo muitos comentaristas da página: um coletivo e daí. “A moda se repete”, muitos escreveram em resposta. se recusou a ouvir um caso onde o maquiador Sammy Mourabit acusou o fotógrafo Steven Klein e a marca Shiseido, Inc. de reciclar uma beleza olha que ele fez para a capa de Juliette Lewis de 2013 W Magazine para uma campanha de férias de 2015 sem o crédito dele.
“Acho que a ideia de ‘creditar’ um criador de beleza é complicada” Elizabeth Credno, maquiadora de 46 anos que mora em Washington, DC, e tem 142.000 seguidores no TikTok, disse. “Ainda não vi uma ‘nova’ [beauty] tendência. Artistas são constantemente creditados por coisas que não criaram. Essas técnicas existem há anos. Só porque alguém compartilhou algo no TikTok não significa que não foi ensinado na escola de beleza há 30 anos.” comunidade solidária” no TikTok. “Acho importante dar crédito a um artista por sua aplicação de uma técnica, ou por inspirar alguém a tentar novamente, é importante”, acrescentou. “Isso torna divertido para nossos seguidores. Eles adoram ver artistas vibrando e creditando uns aos outros. Cria uma atmosfera feliz e divertida.”
Destiny Richie
Uma jovem de 23 anos do Texas, mais de 24.000 seguidores no TikTok, postou um vídeo que a mostrava tirando a maquiagem com látex líquido.
Uma prótese flexível frequentemente usada no cinema e no teatro para criar feridas falsas e próteses. O clipe assustador, mas satisfatório, foi visto 3,5 milhões de vezes e inspirou outros criadores a aderirem à tendência também.
Bel Marie, 22 anos antiga maquiadora de efeitos especiais autodidata com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, também publica vídeos semelhantes mostrando-a descascando o látex líquido.
Richie disse que não tinha conhecimento dos vídeos de Marie antes de fazer o seu.
Como resultado A dupla teve uma troca amigável na seção de comentários do vídeo de Richie, com Marie escrevendo: “Eu não estou brava de qualquer maneira [SIC] apenas adoro ver a tendência”.
Marie não respondeu ao pedido de comentário do The Daily Beast.
“Na comunidade da beleza, há muito o que você pode fazer”, disse Richie. “Não é incomum que mais de uma pessoa tenha a mesma ideia, especialmente quando se trata de coisas bem básicas.
Richie disse que acredita que “é muito importante dar crédito aos criadores, especialmente quando se trata de ideias super originais. Colocamos tanto tempo e esforço em nosso trabalho e não ser creditado é como uma facada nas costas.”
A hashtag foi visualizada mais de 62,9 milhões de vezes, com inúmeros outros criadores usando o produto em si mesmos.
Enfim como em qualquer coisa no TikTok, uma ideia é tão boa como sua embalagem.
Então mesmo que algo não seja totalmente novo, pode ser renovado de uma maneira amigável ao algoritmo que atrai a atenção de novos globos oculares.
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